sábado, 5 de setembro de 2009

A era dos machões

Postado por Lu às 13:01

Homem agride mulher por causa de frango congelado. Parece até piada, mas é verdade. Essa notícia ilustra mais uma vez a situação díspar que ainda existe entre homens e mulheres. Homem + álcool + mulher + cultura machista= agressão.

Infelizmente esta equação ainda faz sentido e nem sempre é necessário o álcool para ativar o composto explosivo. Desde a década de 60 nós, mulheres, conquistamos muita coisa com o avanço do movimento feminista, é verdade. Mas quem afirma que a igualdade está alcançada ou é ingênuo ou quer que nós acreditemos nisso e paremos de lutar por mais.

A lei Maria da Penha, na qual foi enquadrado o agressor, é o mínimo que podemos esperar para combater esse tipo de atitude tão comum aqui no Brasil e no mundo.
Um exemplo internacional bem “célebre” é o caso do cantor americano Chris Brown, que espancou a namorada, também famosa, Rihanna e agora foi condenado a pagar condicional. Pelo menos, né?

Aí a gente se pergunta, de onde vem essa violência? Por que alguns homens se sentem no direito de bater na namorada, ficante, esposa, amante? Tem gente que coloca a culpa na testosterona, mas as coisas não são tão simples. Ao agredir uma mulher, o homem não está simplesmente “fora do controle”, bêbado, ou de cabeça quente. No fundo, quase que inconscientemente, ele está expressando aquilo que vemos e "aprendemos” todos os dias: a mulher deve estar sempre disponível para o homem.

Não é exagero. Pare e tente se lembrar:

Mulher, quantas vezes você foi xingada ou agredida de alguma forma quando disse “não” a algum homem inconveniente em uma festa, por exemplo?

Homem, quantas vezes você xingou (ou ficou morrendo de raiva) depois de levar um fora?

Aposto que a maioria já passou por isso pelo menos uma vez na vida, ou, no mínimo, conhece alguém que já teve esse tipo de experiência. O mesmo ocorre quando algum engraçadinho mexe com a mulher na rua. O último direito que ela tem (na cabeça dele) é revidar os comentários tantas vezes desrespeitosos. Muita gente pode até dizer que é brincadeira, mas eles ainda não perceberam que isso é tão sem graça que quase nenhuma mulher acha legal.

Os casos mais extremos culminam em agressões físicas e mortes, como as que aparecem frequentemente nos noticiários. Infelizmente, a lógica é a mesma: mulher está lá é para servir, seja de empregada, seja de objeto sexual, seja de mãe, do que for. É a triste realidade do pensamento machista de que "se o homem não sabe por que está batendo, a mulher sabe por que está apanhando".

1 comentários:

Bigode on 5 de setembro de 2009 às 13:26 disse...

E às vezes ainda temos que ouvir que o estupro só foi consumado porque, do jeito que a mulher se vestia, era praticamente um convite para o homem - sempre culpada!

Postar um comentário

 

Mulher é Assim Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare