quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Parto...

Postado por Lu às 15:51













Nada mais oportuno para começar um blog com esse nome do que a notícia de uma atleta sul-africana que tem sua feminilidade questionada. A Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) duvidou que Caster Semenya (foto) seja realmente mulher e, antes do Mundial de atletismo em Berlim, pediu exames e informações sobre a atleta á federação sul-africana.

A moça de 18 anos concorreu à prova e venceu os 800m com uma diferença enorme para a segunda colocada. Mas isso não é o ponto principal da questão. O ponto chave nessa querela é a definição de feminilidade. Falou-se que ela tem mais testosterona (o hormônio masculino) no corpo e por isso é mais forte e veloz do que as outras adversárias. Mas será que ela se torna um homem só por ter esse tipo de hormônio em maior quantidade? Pode até ser que isso se mostra uma vantagem conveniente para o atletismo, porém, se é uma característica física dela, não introduzida artificialmente (como dopping), qual o problema?

Em uma competição esportiva, o fator biológico realmente deve contar, mas sendo assim, seria melhor se restringir ao órgão sexual, assim como fazem com a gente na barriga da mãe e definem se “é menino ou menina”. Ser mulher está muito além da vagina, dos seios, progesterona, menstruação, gravidez, TPM, maquiagem, bolsas e sapatos, moda ou qualquer item associado a nós, como se fôssemos pré-determinadas pela genética ou pelos hormônios.

Questionar se a sul-africana é mulher de verdade abre margem para perguntarmos “o que é, afinal, ser uma mulher de verdade?”, e um problema ainda maior: será que temos condições de responder a tal pergunta? Aos dispostos a procurar a resposta, boa sorte.

1 comentários:

Bigode on 26 de agosto de 2009 às 18:37 disse...

Oi, meu amor! ótimo início pro novo blog! é, eu acho que, se é pra questionar os hormônios da mulher, que seja como suspeita de dopping, e não ridicularizando-a da forma como fizeram! Ednanci que o diga! beijões!

Postar um comentário

 

Mulher é Assim Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare