terça-feira, 15 de setembro de 2009

Números do abandono

Postado por Lu às 20:35 0 comentários
Participar de reuniões do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade é sempre um grande aprendizado. Lá a gente leva um choque de realidade, vê que o mundo não é só nosso umbigo. E todas as vezes que compareci, percebi um mesmo padrão: a maioria dos presentes era de mulheres, quase todas mães e esposas. Não é coincidência.

Segundo a Defensoria Pública de Minas Gerais, o número de presos brasileiros dobrou nos últimos oito anos. Em 2000, eram 232 mil, em dezembro do ano passado o número já correspondia a 446 mil. Apesar da população carcerária feminina também ter crescido de forma muito acelerada recentemente (também em oito anos, passou de cerca de 14 mil para quase 27 mil, em 2007), o número de presos homens é bem maior. Talvez esta seja uma explicação para a presença de tantas mulheres no Grupo.

Mas um fato, infelizmente, não se pode negar. As mulheres presas sofrem de um abandono muito maior que os homens. Dados de 2008 do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) mostraram que 62% das presas não recebem visitas sociais e somente 9% recebem visitas íntimas. No quadro masculino, somente 20% não recebem visitas. Não só as visitas param, como relacionamentos acabam com a prisão das mulheres. Homens não se mantém fiéis e rapidamente arrumam outras parceiras, como disse uma assistente social de um presídio feminino em Ribeirão das Neves.
As presas são afastadas dos filhos e, em geral, são amparadas apenas por suas mães. Enquanto isso, nos presídios masculinos as filas começam a se formar na noite anterior à visita. As visitantes enfrentam chuva, frio, vento, sol, calor para darem apoio a quem está “na tranca”. Algumas mulheres se correspondem por carta com presidiários que nunca viram, na esperança de encontrar um amor. Outras mulheres levam seus filhos pequenos para visitar o pai deles na prisão. E outras, ainda, vão para ver seus próprios filhos. Homens nas filas de presídios femininos e masculinos existem, mas são menos numerosos, sejam eles maridos, pais ou irmãos.

Não pretendo fazer julgamentos sobre o assunto, nem levantar hipóteses sobre o motivo que leva os homens a largarem suas mulheres em momentos de prisão, enquanto o contrário normalmente não ocorre. Quero apenas registrar e compartilhar a tristeza de ver esta realidade, que aparece nas filas dos presídios, nos grupos de apoio a presos e seus familiares, nas pesquisas feitas pelos órgãos relacionados ao sistema prisional. Quem sabe, um dia, essa preocupação e companheirismo se tornem os mesmo para homens e mulheres?

sábado, 5 de setembro de 2009

A era dos machões

Postado por Lu às 13:01 1 comentários

Homem agride mulher por causa de frango congelado. Parece até piada, mas é verdade. Essa notícia ilustra mais uma vez a situação díspar que ainda existe entre homens e mulheres. Homem + álcool + mulher + cultura machista= agressão.

Infelizmente esta equação ainda faz sentido e nem sempre é necessário o álcool para ativar o composto explosivo. Desde a década de 60 nós, mulheres, conquistamos muita coisa com o avanço do movimento feminista, é verdade. Mas quem afirma que a igualdade está alcançada ou é ingênuo ou quer que nós acreditemos nisso e paremos de lutar por mais.

A lei Maria da Penha, na qual foi enquadrado o agressor, é o mínimo que podemos esperar para combater esse tipo de atitude tão comum aqui no Brasil e no mundo.
Um exemplo internacional bem “célebre” é o caso do cantor americano Chris Brown, que espancou a namorada, também famosa, Rihanna e agora foi condenado a pagar condicional. Pelo menos, né?

Aí a gente se pergunta, de onde vem essa violência? Por que alguns homens se sentem no direito de bater na namorada, ficante, esposa, amante? Tem gente que coloca a culpa na testosterona, mas as coisas não são tão simples. Ao agredir uma mulher, o homem não está simplesmente “fora do controle”, bêbado, ou de cabeça quente. No fundo, quase que inconscientemente, ele está expressando aquilo que vemos e "aprendemos” todos os dias: a mulher deve estar sempre disponível para o homem.

Não é exagero. Pare e tente se lembrar:

Mulher, quantas vezes você foi xingada ou agredida de alguma forma quando disse “não” a algum homem inconveniente em uma festa, por exemplo?

Homem, quantas vezes você xingou (ou ficou morrendo de raiva) depois de levar um fora?

Aposto que a maioria já passou por isso pelo menos uma vez na vida, ou, no mínimo, conhece alguém que já teve esse tipo de experiência. O mesmo ocorre quando algum engraçadinho mexe com a mulher na rua. O último direito que ela tem (na cabeça dele) é revidar os comentários tantas vezes desrespeitosos. Muita gente pode até dizer que é brincadeira, mas eles ainda não perceberam que isso é tão sem graça que quase nenhuma mulher acha legal.

Os casos mais extremos culminam em agressões físicas e mortes, como as que aparecem frequentemente nos noticiários. Infelizmente, a lógica é a mesma: mulher está lá é para servir, seja de empregada, seja de objeto sexual, seja de mãe, do que for. É a triste realidade do pensamento machista de que "se o homem não sabe por que está batendo, a mulher sabe por que está apanhando".

 

Mulher é Assim Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare